Málkian
Livro I: A lenda de Florine (vermelho)
Sinopse 1(Contra-capa)
Málkian é um mundo sem magia, no ano 1.334 da Era de Lúmin. A fumaça das indústrias cobre as cidades e torna seus habitantes escravos do poder das máquinas. No entanto, nesta época vive a pessoa que porta a última magia do mundo e, aos mais de 500 anos, decide escrever sobre os anos de sua juventude. Ela conta sobre um tempo em que o mundo era mágico, dividido entre a luz e as trevas. Em que havia povos como os anjos brancos e os anjos negros. Em que quatro guerreiros tinham a missão de proteger o legado de uma menina deusa que, muito tempo atrás, viera ao mundo para livrá-lo da escuridão. Quando a única certeza era de que o mundo era mais do que os seres humanos, em sua presunção, são capazes de compreender.
Sinopse 2 (orelha)
No século IX da Era de Lúmin, um rei resolve combater a principal ordem guerreira de Málkian, os Guerreiros Sagrados de Lúmin. É a maior ameaça que eles sofreram desde os anos em que combateram o império dos magros necromantes ao lado de uma jovem deusa. A batalha do passado foi vencida gracas ao poder de uma espada sagrada, Florine.
Movido pela sede de vingança, um mercenário é contratado: Marcus Lian, o último dos anjos negros. Marcus quer a cabeça do líder dos guerreiros, Gregório Andérsia, e de sua filha, Lorena.
O início da guerra contra os cavaleiros da deusa envolverá diversos povos e três gerações de Guerreiros Sagrados, marcadas pela queda da mais importante ordem de Málkian. A única que detinha o caminho para a lendária espada Florine, que pode salvar o mundo mais uma vez.
Livro 2: A Torre d’Alquimia (azul)
Sinopse 1 (contra-capa)
O ano é 1337 da Era de Lúmin, o narrador ou narradora encontra-se numa estação de trem. Todos se abrigam do frio de uma região montanhosa chamada Noruta, a cadeia onde, muito tempo atrás, vivera a ladra Nina e existira uma imensa torre onde vivia um dragão. A Torre d’Alquimia tinha sido conquistada pelos primeiros Guerreiros Sagrados de Lúmin e seria onde, no ano 836, o jovem Hennet iniciaria sua jornada para sagrar-se o Cavaleiro Elemental. O herdeiro do Rei Vicente, que vencera o dragão que, oito séculos depois, seguia guardando um dos principais santuários da
magia.
“Tão perto, não importa o quão longe, acho que assim se conta essa história”, diz o narrador, antes de voltar quinhentos anos no tempo.
Sinopse 2 (orelha)
Após fugirem do Reino de Quélsian, onde o espelho mágico de Beatrícia Verlóglien os encontraria, o Velho Guru, Lorena, Hennet e Fred buscam por Nina na serra de Noruta. Lá, encontram criaturas mágicas como os nanoruques e os fadas. Mas, principalmente, deparam-se com o Dórian, como chamam em Málkian o dragão dourado, guardião da criação pela deusa Messa. Na segunda etapa desta jornada, contada pelo anônimo narrador ou narradora do ano 1337, Hennet lutará para ser cavaleiro, e o restante do grupo vai buscar os mistérios escondidos pelos diários de Beatrícia. Enquanto isso, Marcus Lian traz a Quélsian uma arma poderosa que vai mudar a história de Málkian: a pólvora.
Livro 3: A Cidade das Brumas (branco)
Sinopse 1 (contra-capa)
Muitos anos atrás, quando as trevas ainda reinavam sobre Málkian, um cavaleiro resolveu enfrentar o destino. Assim começa a ser contado o livro III desta hexalogia, chamado “A Cidade das Brumas”. A partir da saga de Alberto Questus, o Cavaleiro Sem Armas, que lutou contra a ordem dos antigos deuses, e instituiu o livre-arbítrio para autodeterminação dos homens, é contada a jornada pela segunda relíquia da deusa Lúmin. Um cordão que, daquele distante passado, trouxe consigo o poder de ordenar os fatos.
Sinopse 2 (orelha)
Ários Laucian e Beatrícia Verlóglien se amaram, e deste amor desencadeou-se a chaga e a esperança de Véquios Verlóglien em busca de sua filha perdida, Vitória. Duas histórias, em “A Cidade das Brumas”, serão contadas: uma, a jornada de Frederico de Valador e Tobias Pope pela conquista do amuleto do Cavaleiro Sem Armas e da segunda relíquia de Lúmin; outra, de Beatrícia, outrora uma jovem doce e sagaz que amou o último herdeiro de Alberto Questus, antes de se tornar a maligna Guerreira de Adória entregue a Skimord.
Livro 4: As Mansões do Inferno (verde)
Sinopse 1 (contra-capa)
Muito tempo atrás, ainda nos tempos do Primeiro Império da Magia, um homem portou o espírito de um deus. Ele era Álquimar Verlóglien, destinado a redimir as injustiças do mundo com sua morte. Contudo, ao conhecer o jovem Fiódor Yakaroff, sua vida seria transformada ao descobrir um povo e uma família que defender, e suas escolhas, paradoxalmente, levariam Málkian a mil anos de trevas. Essa história, nos tempos de Lorena e seus companheiros, permeará o caminho da terceira entre os Guerreiros Sagrados de Unny, a solitária e amargurada Vitória, descendente de Álquimar por sobrenome e amuleto de Cavaleira Ilusionista.
Sinopse 2 (orelha)
Bergrant vive sob as trevas tessânicas e a tirania de seus céticos mercadores. Lá, Lorena, Hennet, Fred e Tobias se juntam a Merín Verlóglien e a um estranho ser chamado Askard Osterlung, a fim de descobrirem a verdade sobre o fim dos mensás, o caminho para derrotar Marcus Lian e o resgate dos últimos áquilas vivos de Málkian. Enquanto isso, no deserto, Marcelo Francesco retorna para aprender sobre o passado de Octavius Questus, e assim selar seu lugar entre os Velhos Bardos. Em Mecena, uma renovada Bia Verlóglien busca sua redenção ao enfrentar os gárgulas que dominam o Porto, e Véquios, seu irmão, vai a Quélsian para repetir uma façanha do passado: invadir o Palácio Real para salvar a família, desta vez sua desaparecida e aparentemente morta esposa, Iana.
Livro 5: O Santuário na Montanha (rosa)
Sinopse 1 (contra-capa)
Muito tempo atrás, o Oriente foi destruído por uma guerra sangrenta e os três povos da montanha se dividiram. Hans ergueram uma grande muralha e passaram a guardar o caminho entre o leste mágico e o oeste secular. Kins desceram às Terras Místicas, céticos, formaram um reino incomunicável e empunharam a chama da razão ante o continente da magia. Os kázumi-jin, também conhecidos como wazumis, decidiram viver nas terras de Lúmin, guardando a magia na terra a que chamariam Nishi-hon, Málkian. Com o passar do tempo, a estabilidade na magia foi garantida pelo poder wazumi, lutando contra toda sorte de intempéries causadas por seu mau uso pelos humanos. No ano 839 da Era de Lúmin, porém, com a extinção de áquilas e mensás, os
wazumis estão perto de seu fim.
Sinopse 2 (orelha)
Após os tristes episódios da Ilha de Bergrant, o grupo de Lorena Andérsia viaja até a Ilha de Tessan, para invadir a Fortaleza de Gelo e resgatar a áquila, que foi sequestrada por Marcus Lian. Lá, recebem o apoio dos cavaleiros do passado, e juntam-se a Véquios e Vitório, que estão em busca do imperador Yakaroff para salvar Iana Verlóglien da necromancia. Nove Cavaleiros se unem, esperando a chegada do décimo, a fim de viver um evento mítico previsto nas profecias: A Noite dos Dez Cavaleiros. Depois, não importa o resultado dessa empreitada, o grupo deve se dividir entre os que vão para a Fukai, capital dos wazumis, e os que vão buscar os dragões protetores dos orbes da magia, que liberam os poderes de Sérpian, dragão de tudo sob os ares, e Leviatã, dragão de tudo sob o espelho das águas.
Autor:
Hélio de Mendonça Rocha é jornalista, escritor e historiador. É repórter de política internacional, tendo sido enviado especial à África e Palestina e correspondente em Pequim. Como escritor, é autor da série infantojuvenil Málkian, épico em estilo tolkeniano, e da epopeia In Ventis, poema em estilo camoniano sobre a invenção do avião por Santos Dumont. Na historiografia, pesquisa as áreas História da Ciência, História da Aviação e Império Romano Tardio.